Sobre

Meu nome é Marcos Rodrigues Pires. Mais conhecido como Marcos Base. O apelido de infância vem em função da minha base, digamos "inusitada", em cima da prancha de surfe. Ou seja: desde sempre minha personalidade, e minha vida mesmo, estiveram ligadas a esse esporte. Foi no mar que fiz amizades, vivi grandes aventuras e passei grande parte das minhas horas de lazer. Se a habilidade necessária para seguir o caminho de atleta profissional nunca se manifestou, descobri dentro d`água um outro talento: o da fotografia.

Em 2004, comecei a deixar cada vez mais a prancha na areia e entrar no mar com minha câmera fotográfica. Os amigos surfistas eram meus "cobaias". O talento foi sendo aprimorado na mesma medida que o estudo sobre o tema e a qualidade do equipamento. Alguns anos depois, eu podia dizer que estava tirando fotos de surfe "direitinho". Tanto é que fui convidado a expor meu trabalho em um evento oficial do Circuito Mundial de Surfe no Rio de Janeiro. De lá para cá, foram diversos eventos, exposições, sessões particulares e quadros vendidos com os mais variados temas.

A confiança foi o pontapé inicial para eu desenvolver meu próprio estilo e experimentar com diferentes formatos e linguagens. O mar era minha tela e a câmera o meu pincel. Com o tempo, fui percebendo que o olhar fotográfico também poderia ser aplicado às imagens em movimento. Foi assim que passei a acrescentar o vídeo ao meu arsenal artístico. Não apenas registrando as imagens com meu olhar, mas também criando histórias em movimento através da edição. Esse novo trabalho foi sendo reconhecido e recebi o convite para participar de equipes de filmagem, edição e finalização de diferentes projetos para canais de TV, como Sportv, Canal Off, Globonews, GNT, Multishow entre outros.

Hoje, me considero um profissional das imagens. Por trás das câmeras, na frente da ilha de edição. Meu trabalho é traduzir ação em imagens. Meu "esporte" é contar histórias em movimento.